• O que fazer agora que me formei? Já devo começar uma Pós-Graduação?

    23 jan 2015
  • Quando terminamos a faculdade, vem à pergunta: E agora, qual o próximo passo? Essa dúvida é muito comum nesse período, afinal você terminou uma etapa muito importante. Mas sabemos que essa jornada não acaba aqui, precisamos estar preparados para seguirmos a vida no mercado de trabalho e realizar nossos sonhos.

    A decisão dos próximos passos depende muito dos seus desejos de carreira e vivência profissional. Existem muitas possibilidades para você dedicar esse tempo que ganhou com o término da Faculdade. Estudar e se manter atualizado vai ser importante sempre, o que você precisa decidir agora é o que priorizar.

    Se durante a faculdade você não teve (ou teve pouca) experiência profissional, seria interessante se dedicar mais ao mercado de trabalho, pois além do conhecimento técnico, é importante você viver a prática. Conhecer como funciona o dia a dia, como é ter um chefe, trabalhar com metas, ser cobrado por resultados, além de saber com quais atividades e projetos você se identifica mais. Isso vai ajudar você a decidir em que áreas têm maior interesse, onde quer se especializar e quais são as necessidades do seu segmento de atuação.

    Também vale a pergunta: Como está meu inglês? Um nível avançado e fluente é importantíssimo, mas é preciso ter certeza desse nível, com testes conhecidos e validados no mercado. Não adianta achar que fala e escreve bem, mas quando precisa colocar na prática dá aquele branco. Para recém-formados a maioria das posições já pedem um bom nível de inglês. Você pode investir seu tempo em um curso ou até mesmo, quem sabe, não partir para um intercâmbio que proporcionará além do melhor domínio do idioma, conhecer pessoas novas, outras realidades e culturas. Esta vivência é sempre bem-vinda!

    Se você já está no mercado de trabalho, seu inglês está dentro do esperado e você já sabe em que área quer se especializar, está na hora de buscar uma pós-graduação. Para isso existe um leque de opções:

    - Fazer um curso de extensão da sua graduação para conhecer mais sobre uma área específica. Exemplo: Se você cursou administração, e tem interesse na área de marketing, pode fazer um curso específico e conhecer mais sobre a área.

    - Você também pode fazer uma pós-graduação, mas para isso, é importante saber que existem duas linhas diferentes: a stricto e a lato sensu. Nos cursos de stricto sensu você participará de uma capacitação mais longa, pois tem como objetivo a produção de conhecimento através da realização de pesquisa e, geralmente, é a escolha de quem quer seguir uma carreira acadêmica. Já os cursos de latus sensu (especialização e MBA) preparam os profissionais que querem seguir uma carreira mais generalista.

    Um planejamento de carreira e financeiro é fundamental: O que quero ser? Quando? Como preciso me preparar para isso? Queira sempre o que é melhor para você! Existem profissionais especializados que ajudam a orientar sua carreira, fazem um trabalho de autoconhecimento e te ajudam a entender seus desejos, assim você consegue fazer um excelente planejamento. Uma dica fundamental: sempre revisite esse plano, pois mudanças de rotas acontecem (seja por necessidade ou por escolha) e neste momento, é fundamental integrá-las ao seu planejamento.

    por Paula Esteves
    Diretora da Cia de Talentos

  • Compartilhe:
    Tags: